Na Estrada com os Compositores: "CELI JÚNIOR"

06/03/2019

E a primeira parada do projeto "Sertanejo Hits RMC - Na Estrada com os Compositores" é no estado de Goiás com o compositor Celi Júnior

      Foto: Divulgação    

Celi Júnior é um compositor natural de de Vianópolis - GO e que atualmente reside em Goiânia - GO, ele define "A música é uma forma de comunicação direta entre a voz, a alma e o coração" e escreve cada música com sua própria essência e personalidade tornando cada obra única.

O compositor cria um conceito musical, e Celi é uma pessoa disciplinada, sem medos de arriscar e com persistência que vem se destacando por suas grandes composições como "Perdeu o cara errado" na voz de Cristiano Araújo, "Noite Fracassada" com Jads e Jadson, "Mala" com Hugo Henrique, "Moda Derramada" com João Neto e Frederico, "Imagina" com Hugo e Guilherme, "Nega" com Luíza e Maurílio e Jorge, "Te amei pra" com Edson e Hudson, "Dá Tempo de Evitar" e "Nasceu pra ser solteira" com Felipe Araújo, além de contabilizar sucessos com outros artistas como PH e Michel, Zé Ricardo e Thiago, Carlos e Jader, Luna e Vitória, entre outros.

Confiram a entrevista completa abaixo:

Sertanejo Hits RMC: Como surgiu seu interesse pela música e pelas composições? Quais suas influências?

Celi Junior: Comecei com paródias aos 12 anos, mas cai meio que de paraquedas porque não pensava em mexer com música, ao entrar na faculdade com 17 anos conheci o primo de um amigo que tinha uma dupla e venderam uma música para a dupla Marcos e Fernando e pensei "bom eu escrevo também, porque não correr atrás de vender", e foi daí que comecei.

Sertanejo Hits RMC: Qual foi a sua primeira composição gravada? Você tem músicas gravadas por diversos artistas, tem alguma delas que considera mais importante pra você?

Celi Junior: Minha primeira música gravada não chegou a ser lançada, se chamava "Currículo" com a dupla Victor e Neto aqui de Goiânia, após ela a música "Mais ou Menos" com Mancini e Benatti foi a primeira gravada e que foi pra rádio! Eu considero todas importantes, talvez uma mais foi a "Perdeu o Cara Errado" com Cristiano Araújo, na época depois de muita correria passava pela minha cabeça parar porque estava ficando inviável tentar conciliar com a faculdade integral de agronomia da UFG, aí aconteceu de ter a música gravada por ele que era um ídolo pra mim e ainda é, e isso me motivou e desde então nunca mais pensei em desistir.

PERDEU O CARA ERRADO

Compositores: Felipe Araujo / Céli Junior / João Marcos / Thawan ( Ed. Yasmin Music )

Sertanejo Hits RMC: Quais as dificuldades que você vê em ser um compositor nos dias atuais?

Celi Junior: O compositor tem a dificuldade de ter que agradar todos os envolvidos ou não no projeto com sua composição, o artista, o produtor, os amigos, namoradas, namorados, etc, isso acredito ser o pior, além disso claro o contato com os artistas, hoje produtores e artistas maiores são blindados por compositores grandes e isso dificulta ainda mais o acesso.

Sertanejo Hits RMC: Como você se define? Ou uma frase que possa lhe definir?

Celi Junior: Eu me vejo como persistente, se fosse me definir em uma ou duas frases eu diria, "Você faz suas escolhas e suas escolhas fazem você" e "Antes feito do que perfeito".

Sertanejo Hits RMC: Como você define a música em sua vida? Ou uma frase que possa definir música?

Celi Junior: Eu sou música, a música é um dom ou instrumento que tenho para tentar deixar a vida das pessoas melhor, transmitir empatia e contar histórias que mexam com as pessoas de preferência pro lado positivo para que reflitam e melhorem.

Sertanejo Hits RMC: Para você o que é a arte da criação? Como é sua "estratégia" e trabalho criativo, como é o processo e como surgem as composições?

Celi Junior: Cada pessoa tem seu processo, eu acredito que a criatividade, a mente é como um solo fértil, então temos que plantar coisas produtivas que nos ajudem a pensar e ter ideias diferentes e interessantes. Basicamente pra compor, se pensa em um tema, monta-se uma história, conta-se essa história geralmente em 3 estrofes que seriam parte A, B e pré refrão, e o refrão mais pro povo cantar completando de forma comercial não necessariamente completando a história inicial mas com uma sacada relacionada.

Sertanejo Hits RMC: Quais suas inspirações no momento de compor uma canção?

Celi Junior: Filmes, músicas de outros artistas e estilos que me fazem refletir, minha vida, vida de outras pessoas, na verdade muitos pensam que existe uma inspiração maior mas se prestar atenção tudo à volta inspira por ter uma beleza ou detalhe peculiar só que muitos não observam.

Sertanejo Hits RMC: Sobre o projeto "Panelinha Hits", ele ainda existe ou foi descontinuado? Como foi idealizado o mesmo?

Celi Junior: Na verdade a Panelinha Hits foi algo passageiro, de onde surgiu a Atual Big Jhows, fizemos um grupo para ter uma rotina de composição, então a ideia era essa, de diariamente compor várias músicas, houve a descontinuidade e daí se originou a Big Jhows com dois dos integrantes da Panelinha Hits e outras pessoas, são grandes amigos e compositores que vem acertando, a ideia de grupos em essência é aumento de produtividade.

Sertanejo Hits RMC: Qual o verdadeiro motivo/significado de escrever as músicas? Como diz em seu próprio canal no youtube "O que vale mais do que dinheiro?"

Celi Junior: Acredito que pelo que leio nos comentários, agradeço inclusive a pergunta, em breve voltarei com muitas novidades para YouTube, IGTV, etc, mas pelo que leio é notável a influência que uma música tem na vida diária das pessoas, a importância, o poder, isso é o que me motiva mais a escrever e a tentar melhorar pra chegar cada vez mais fundo no coração das pessoas.

COISAS QUE VALEM MAIS DO QUE DINHEIRO - EP 1

COISAS QUE VALEM MAIS DO QUE DINHEIRO - EP 2

Sertanejo Hits RMC: O que acha do momento atual da música sertaneja? O que você vê de diferente nas músicas que eram criadas antigamente com as mais atuais?

Celi Junior: Atualmente vejo uma saturação de temas "cachaça e sofrimento", para alguns grandes funciona, já artistas menores insistem nisso de maneira errada, deveriam buscar uma inovação. Já a diferença das musicas antigas para as atuais não noto tantas mudanças em essência, a realidade atual é que é diferente, o homem do campo, o jovem do campo já não vive a mesma realidade, então as músicas continuam contando as histórias de vida do povo porém as vidas mudaram.

Sertanejo Hits RMC: Você realiza algum tipo de trabalho e consultoria referente a criação musical?

Celi Junior: Olha eu gosto muito de fazer um direcionamento personalizado, compor para projetos específicos já pensando em um propósito, acredito ser bem mais eficaz, traçar uma linha de pensamento entre outros aspectos em um projeto, pra criar a identidade do artista, não tive muitas oportunidades de fazê-lo mas estou aberto a convites, é algo em que ainda quero ter mais atuação. risos ...

Sertanejo Hits RMC: O que pode nos dizer sobre a música "Mala" que é uma composição sua cantada por Hugo Henrique que inclusive foi cantada nesta edição do The Voice Kids? E sobre as músicas "Perdeu o Cara Errado" eternizada na voz de Cristiano Araújo e a música "Nega" de Luíza e Maurílio com Jorge e Mateus que é a composição sua "mais atual" no mercado

Celi Junior: Sobre a Mala, muitos dizem ser a música da carreira do Hugo Henrique, me sinto privilegiado por fazer parte disso, eu já era fã dele, isso foi uma consagração importante, e ver ela no The Voice Kids só confirma o que eu digo sobre mexer com as pessoas, o menino Nicolas gostava tanto da música que a escolheu e foi brilhante na interpretação, além da dupla Simone e Simaria terem cantado com ele ao fim da apresentação. Sobre a "Perdeu o Cara Errado" acredito ser a mais importante realmente, a tenho tatuada no braço, já a "Nega" com Luíza e Maurilio ft. Jorge, é uma promessa ainda, mas já tem um significado enorme, pelas vozes que a interpretam já foi uma realização incrível pra mim.

MALA

Compositores: Hugo Henrique / Celi Jr

NICOLAS GABRIEL CANTANDO "MALA" NO THE VOICE KIDS

NEGA

Compositores: Kléo Dibah/ Luiza Martins/ Celi Junior

Sertanejo Hits RMC: Sobre os direitos autorais, a sempre uma polêmica que envolve diversos artistas gravando uma mesma música por exemplo. O que acha a respeito disso?

Celi Junior: Vários artistas podem gravar uma mesma música, desde que seja bem conversado e acordado entre todas as partes, então desde que feito de maneira correta não é algo que me incomoda, apesar de que tem tanta gente boa, musicas boas que não vejo necessidade dessas regravações. Infelizmente sobre direitos autorais a lei protege mas é pouco efetiva, muita gente aprendeu a burlar, há muita inadimplência, e os políticos até então só tentaram prejudicar os compositores ao invés de lutar por nossos direitos que deveria ser o papel deles no cargo.

Sertanejo Hits RMC: Você acha que o reconhecimento dos compositores hoje no mercado e para o público em si é justo?

Celi Junior: Isso é muito relativo, o compositor é o artista de bastidor, quando digo artista falo pelo fato de produzirmos arte, não exatamente do status e fama, acredito que a citação dos nomes e esse reconhecimento é importante para a continuidade e construção da carreira, falando já em fama acredito ser desnecessário mas que se desejada pela pessoa que ela trabalhe sua imagem para conseguir, ou seja, citação é direito nosso, reconhecimento do público já parte do interesse do público, não é uma necessidade.

Sertanejo Hits RMC: Quais seus projetos e objetivos futuros?

Celi Junior: Estou fazendo projetos com cautela ainda na divulgação mas meus objetivos são bem simples, continuar compondo e trabalhando de maneira correta, de acordo com meus valores, princípios e crenças e buscar entregar isso de forma interessante para as pessoas


📝 CONFIRAM OUTRAS MÚSICAS DE AUTORIA DE CELI JÚNIOR

NOITE FRACASSADA

Compositores: Gabriel Agra / Felipe Araujo / Celi Junior / Gregory Castro

MODA DERRAMADA

Compositores: Gabriel Agra / Leandro Rojas / Gregory Castro / Celi Junior

IMAGINA

Compositores: Guilherme Neves / Celi Jr.

TE AMEI PRA...

Compositores: Bruno Mandioca / Henrique Batista / Celi Junior / Gui Prado / Vinni Miranda / Thallys Gui

NASCEU PRA SER SOLTEIRA

Compositores: Felipe Araújo / Celi Junior / Bruno Sales

COMIGO NINGUÉM BRINCA

Composição: Celi Junior

Para saber um pouco mais sobre ele, acessem suas redes sociais:

Facebook: facebook.com/celijuniorcompositor/

Instagram: @celijunior

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCikjSZ7GGLFr5AXLe5x-gCA

Site: https://loja.celijunior.com.br/

Playlist Spotify: https://open.spotify.com/playlist/3Td85lef07PVM7v2wtnfMy?si=FZpMw2AESpCzuH5hSuZYYQ

E-Mail: celijunior.cj@gmail.com